EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Nos estudos sobre: Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiências físicas e mentais; vimos que as autoras, em consonância com os documentos oficiais, definem a deficiência como sendo “uma  restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social” (BRASIL apud SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, 181). Nessa perspectiva, as autoras ressaltam que


a deficiência é encarada como uma situação ou característica específica do sistema de ensino; que pode ser melhorada dependendo da forma com que a sistema se estrutura.


a deficiência é encarada como uma situação ou característica específica da pessoa; que pode ser agravada ou melhorada dependendo da forma com que essa é acolhida em seu meio.


a deficiência é encarada como uma característica específica, apenas, do adolescente; que pode ser agravada dependendo da forma com que ele se relaciona com a realidade que o cerca.


a deficiência é encarada como uma situação específica, apenas, do adulto; que pode ser agravada ou melhorada dependendo da forma com ele se comunica e estrutura socialmente.


a deficiência é encarada como uma situação geral de tosos aquele que aprende; que pode ser desenvolvida dependendo da forma  de como o processo de aprendizagem é proposto.

Nos estudos sobre: Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiências físicas e mentais; vimos que, ”a função física [de uma pessoa] pode ficar comprometida quando faltar algum membro (amputação), sua má formação ou deformação (alterações que comprometem o sistema muscular e esquelético).” (SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, p. 181/182). As autoras ressaltam duas alterações motoras, decorrentes de lesão do sistema nervoso, são elas, as alterações

 I - de ordem muscular que podem ser denominadas: hipertonias, hipotonias, atividades reflexas, movimentos descoordenados e involuntários;

 II - de ordem nervosa, que diz respeito à sensibilidade e à força muscular, podem ser denominadas: hemiparesias, paraparesia, monoparesia e tetraparesia.

III - de ordem emocional, que diz respeito à sensibilidade e à força de vontade do sujeito durante o momento dos movimentos voluntários.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e III apenas.


I e II apenas


II e III apenas


I apenas.


I, II e III.

As barreiras da deficiência mental se encontram em como o educando lida com seus conhecimentos, como ele constrói sua bagagem cultural, enfim, a maneira como lida com o saber em geral. (SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, p. 198). Nesta direção, as autoras advertem que é relevante considerar que, no caso da deficiência mental, o desenvolvimento cognitivo pressupõe a estimulação de algumas funções, são elas:

I - a memória, destacando a necessidade de reflexão sobre a qualidade das informações armazenadas, ou seja, somente recuperamos um conteúdo se o aprendemos de fato e principalmente se ele for significativo.

II - a atenção, esta precisa também ser estimulada com a utilização de atividades significativas e que motivem o aluno a manter o foco no que esteja sendo construído no espaço acadêmico;

III - a linguagem: o trabalho com a linguagem precisa favorecer a ampliação do vocabulário, da fluência verbal para expressão, quando existe essa possibilidade, do desenvolvimento da compreensão.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e III apenas.


II e III apenas


I, II e III.


I e II apenas


I apenas.

Nos estudos sobre a Educação escolar para todos, vimos que “mesmo com os avanços conceituais, é necessário reconhecer a necessidade de articulação das políticas e de ações práticas efetivas e integradas entre os setores governamentais que desenvolvem essas políticas, para que as pessoas com deficiência tenham acesso aos recursos e equipamentos especiais necessários ao processo de desenvolvimento.” (SCUSSEL, 2010, p. 290). Nesta direção, podemos afirmar que os focos da política educacional devem ser:


o desenvolvimento social, a equidade das oportunidades  e a participação de todos os pais.


o desenvolvimento físico, a equidade das oportunidades profissionais e a participação dos professores.


o desenvolvimento humano, a equidade das oportunidades educativas e a participação de todos.


o desenvolvimento social, a qualidade das oportunidades educativas e a participação dos alunos com necessidades especiais.


o desenvolvimento humano, a qualidade de oportunidades  sociais e a participação dos alunos com necessidades especiais.

Analise as frases (assertivas) a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado (verdadeira ou falsa), estabeleça a relação solicitada e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Segundo Scussel (2010, p. 279), Mantoan compreende que a “inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas todos os demais”.

PORQUE

Nessa concepção, a escola tem que se reestruturar para melhorar a qualidade de ensino e atender aos alunos que fracassam nas salas de aula, garantindo o desenvolvimento de todos.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira e a segunda asserção são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.

Nos estudos sobre a inclusão (BORGES, 2010), vimos que, para a consolidação de uma educação inclusiva, faz-se necessário mudanças no contexto educacional. Neste sentido BORGES (2010) adverte que

I – é necessário, uma prática alicerçada nos valores éticos de respeito à diferença e ao compromisso com a promoção dos direitos humanos.

II – é necessário, uma reestruturação do espaço, do tempo e da prática pedagógica vivenciada na escola

III – é necessário, uma mudança de mentalidade e a construção de um novo paradigma educacional.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e II apenas 


I, II e III.


I e III apenas.


II apenas.


II e III apenas

Leia as asserções a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado, estabeleça a relação solicitada e, em seguida, assinale a alternativa correta.

 

A preservação da dignidade humana junto ao direito de constituir e reconhecer uma identidade própria conduz à ideia do respeito às diferenças e no direito à igualdade, assegurando oportunidades diferenciadas e, por certo, a equidade.

PORQUE

 “O princípio da equidade reconhece a diferença e a necessidade de haver condições diferenciadas para o processo educacional”. (BRASIL/MEC apud BORGES, 2010, p. 256/257).

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras e, a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa e, a segunda, uma proposição verdadeira.

Nos estudos sobre " necessidades educacionais especiais: o que são? por quê? como trabalhar? " vimos que, algumas crianças em idade escolar apresentam dificuldades de aprendizagem, que podem ser transitórias ou permanentes, decorrentes de condições individuais, econômicas ou socioculturais, portanto, essas crianças fazem parte de um  grupo que apresenta  Necessidades Educacionais Especiais – NEE, pois requerem adaptações no programa educacional para poderem atingir o máximo de suas capacidades. Mas, não são somente essas crianças, as que possuem dificuldade de aprendizagem que fazem parte o publico das NEE, há outras.   Podemos afirmar que também fazem parte desse público os

I - educandos que apresentam cegueira e baixa visão.

II - educandos   que apresentam surdo-cegueira e  surdez.

III- educandos com impedimentos motores, resultantes de paralisia cerebral, paralisia infantil, tetraplegia, etc.

IV - educandos  com altas habilidades / superdotação.

A resposta correta esta contida em :


I , III e IV apenas;


I, II, IV apenas;


I, II  e III apenas;


I, II, III e IV 


II, IV apenas;

Nos estudos sobre Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiência sensorial, vimos que, de acordo com Almeida (2012, p. 133), as deficiências sensoriais subdividem-se em:

I - deficiência visual: cegueira e baixa visão;

II - surdez;

III - surdocegueira

IV - sensorial aliada a outros tipos de deficiências: deficiências múltiplas.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I, II, III e IV


I, III e IV apenas.


I e II apenas.


I e IV apenas


II e III apenas.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Essa deficiência,

[...] é definida pela ausência total de percepção luminosa. O contato com o mundo ocorre com a utilização dos sentidos que se encontram preservados e o desenvolvimento da  leitura e da escrita tem como base o sentido do tato e a utilização do sistema braille, sistema de escrita em relevo e leitura tátil. (ALMEIDA, 2011, p. 134)

A deficiência mencionada acima é:


a surdocegueira


a cegueira


a surdez


a baixa visão ou visão subnormal


a deficiência múltipla